Roseana Sarney x Mobilidade Urbana: suas contribuições ao Maranhão

Roseana Sarney x Mobilidade Urbana: suas contribuições ao Maranhão

Por Milena Oliveira
Melhorar a paisagem urbana dos municípios e pavimentar eram as mais fortes demandas da população, veiculadas nas reuniões do Governo Intinerante. Em oito anos, o Governo Roseana Sarney fez obras em 201 municípios, com mais de 82 quilômetros de ruas pavimentadas e investimentos de R$ 45 milhões.
O Governo do Estado executou obras de grande porte em São Luís, com o propósito de melhorar o sistema viário, tanto para aumentar a capacidade das vias, como para eliminar pontos responsáveis por congestionamentos e acidentes.

Dentre os investimentos realizados entre os anos de 1995  2002, podemos destacar: Avenida Guajajaras, Avenida Luís Eduardo Magalhães, Avenida Ferreira Gullar, Acesso a BR-135, Estrada do Araçagi, Estrada de acesso a Ribamar, Restauração da Avenida dos Portugueses, Projeto e licitação do Viaduto Alcione de Nazaré), como para eliminar pontos responsáveis por congestionamentos e acidentes, casos dos Viadutos Alexandre Costa – Cohama e João do Vale – Casa do Trabalhador, bem como do Sistema Viário Governador Newton Belo – Cohab. E em parceria com a Infraero, foi construído o novo Aeroporto da Cidade.

São Luís cresceu de forma desordenada, tanto na ocupação do solo quanto no desenho viário da cidade.
O expressivo crescimento da frota de veículos na Região Metropolitana de São Luís, combinado com as precárias condições de pavimento e drenagem das vias urbanas, contribuiu para que o fluxo de automóveis se concentrasse nas principais avenidas da cidade.
Dessa forma, a mobilidade urbana da Ilha de São Luís esteve no centro das políticas públicas da governadora Roseana Sarney, que deu especial importância à implantação e restauração de grandes avenidas e à pavimentação de ruas na área da capital maranhense.

Dentre os investimentos realizados entre os anos de 2009 – 2014, podemos destacar:

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