A área da infraestrutura da capital maranhense foi amplamente discutida por vereadores da Câmara de São Luís durante as sessões ordinárias híbridas que aconteceram no último mês de outubro. Como resultado, a Mesa Diretora da Casa encaminhou 19 proposições parlamentares que tratavam de asfaltamento de vias públicas aos executivos municipal e estadual.
No último dia 18, foi realizado o encaminhamento do requerimento nº. 614/22, de autoria do vereador Chico Carvalho (Avante). Por meio da proposição, o parlamentar solicitou à Prefeitura de São Luís autorização de órgão competente para proceder à realização de estudos que viabilizem a recuperação, em caráter de urgência, da Avenida Principal localizada na zona rural de São Luís, especificamente na comunidade Camboa dos Frades – próximo à Vila Maranhão.
Já no dia 24 de outubro, a Mesa Diretora da Casa Legislativa encaminhou outras oito proposições parlamentares que tratavam da área de Infraestrutura ao governo municipal. Naquela data, houve o encaminhamento dos requerimentos protocolados sob os números 027/22, 646/22, 1180/22, 448/22, 708/22, 741/22, 849/22 e 864/22.
O primeiro documento foi elaborado pelo vereador Ribeiro Neto (Patriota) e objetivou solicitar revitalização asfáltica para as ruas do Mercado, do Campo e da Felicidade, localizadas no Tibiri. “Pleiteamos, junto aos moradores que circulam pelo bairro, a realização do serviço devido à grande quantidade de buracos, poeira e lama no local. A situação tem dificultado o acesso e deslocamento de veículos, ambulâncias, transporte coletivo e dos próprios transeuntes”, justificou o parlamentar.
Já o requerimento nº. 646/22 é de autoria do vereador Thyago Freitas e trata do mesmo tema. Por meio do referido documento, o parlamentar solicita à Prefeitura de São Luís providências no sentido de viabilizar, em caráter de urgência, serviços de recuperação asfáltica e limpeza da Avenida Epitácio Cafeteira, localizada na Vila Isabel Cafeteira, com o objetivo de promover melhoria da qualidade de vida dos moradores daquela comunidade.
Outra proposição encaminhada no último dia 24 foi o requerimento nº. 1180/22, de autoria do vereador Francisco Chaguinhas. Por meio do documento, o parlamentar solicitou ao Executivo municipal a realização, em caráter de urgência, de serviço de pavimentação asfáltica das ruas Santa Helena, São Raimundo e Santa Luzia, localizadas no bairro Santa Helena.
O Coletivo Nós (PT) também foi contemplado com encaminhamento de proposição que tratou da infraestrutura da capital maranhense. Autor do requerimento nº. 448/22, o mandato solicitou à Prefeitura de São Luís recuperação e pavimentação asfáltica das ruas do Poção, do Passeio e da Piçareira, localizadas no bairro Quebra Pote.
A vereadora Fátima Araújo (PC do B) também foi contemplada com encaminhamento de proposição pela Mesa Diretora o último dia 24. Por meio do requerimento nº. 708/22, a parlamentar solicitou ao Executivo municipal recapeamento asfáltico para as ruas 48, 27 e Pastor Estevam Ângelo de Sousa, localizadas no bairro Jardim São Cristóvão.
Já o vereador Antonio Garcez, por meio do Requerimento nº. 741/22, solicitou à Prefeitura de São Luís urgente inclusão da Rua 21 do bairro do Bequimão no Programa Asfalto Novo. “Peço especial atenção para cobertura de enorme cratera existente no cruzamento da Rua 21 com a Avenida 1”, acrescentou.
O vereador Daniel Oliveira (PL) foi outro vereador contemplado com encaminhamento de proposição sobre infraestrutura no último dia 24. Autor do Requerimento nº. 849/22, o parlamentar solicitou à administração municipal a realização de recapeamento asfáltico nas ruas Jerusalém e São José, respectivamente localizadas no Residencial Recantos Santos Dumont (Cohab) e no Cruzeiro do Anil.
Ainda na mesma data, a Mesa Diretora da Casa deu encaminhamento ao Requerimento nº. 864/22 – de iniciativa do vereador Umbelino Júnior (PL). Por meio do documento, o parlamentar solicitou ao governo municipal a inclusão, no Programa Asfalto Novo, das ruas Ipixuna e Oxigênio Nordeste – localizadas no bairro Pindorama. “Queremos que seja realizada a pavimentação asfáltica, porque as ruas estão intrafegáveis e necessitando urgentemente de asfalto por conta do tráfego de carros e pedestres”, justificou.
Já no dia 25 de outubro, a Mesa Diretora da Casa encaminhou 10 proposições parlamentares contendo solicitações de asfaltamento de vias públicas. Do total, foram encaminhados 7 requerimentos à Prefeitura de São Luís e 3 indicações ao Governo do Estado.
Uma das proposições encaminhadas ao governo municipal foi o Requerimento nº. 981/22, de autoria do vereador Álvaro Pires (PMN). Por meio da referida proposição, o parlamentar solicitou que fosse realizada a pavimentação da Rua João Figueiredo – localizada na entrada da Vila Embratel.
O Requerimento nº. 149/22, que também continha solicitações da área Infraestrutura, foi outra proposição encaminhada à administração municipal no último dia 25. A autora da proposição, vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), solicitou providências para realização de obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica na Travessa Tiradentes, localizada no bairro Cohab Anil. “A proposição visa atender reclamação dos moradores quanto à dificuldade de tráfego no local, devido à ausência de estruturação da via pública”, explicou.
Já o vereador Raimundo Penha (PDT), autor do Requerimento nº. 200/22, solicitou a realização de serviços de recuperação asfáltica da Rua Moreira Serra e de desobstrução da galeria de água pluvial da Travessa Moreira Serra, no bairro da Alemanha.
Outro contemplado com encaminhamento de proposição sobre Infraestrutura à Prefeitura de São Luís foi o Coletivo Nós (PT). Por meio do Requerimento nº. 449/22, os co-vereadores solicitaram recuperação e pavimentação asfáltica das ruas do Curtume, São José e Bom Jesus do Cadau localizadas no bairro Quebra Pote.
A Mesa Diretora da Casa ainda encaminhou à administração municipal, no último dia 25, os requerimentos registrados sob os números 482/22, 633/22 e 732/22. O primeiro, de iniciativa do vereador Marlon Botão (PSB), tratou da solicitação de recapeamento asfáltico para a Rua Santo Antônio, localizada na Vila Funil.
O Requerimento nº. 633/22, de autoria da vereadora Karla Sarney, abordou o pedido, em caráter de urgência, de obras de pavimentação asfáltica para a Avenida dos Holandeses e para a Rua 23 do loteamento Alterosa, localizado no Calhau. Já o Requerimento nº. 732/22, de autoria da parlamentar Fátima Araújo (PC do B), tratou do pedido de de recapeamento asfáltico, também em caráter de urgência, para a Avenida do Contorno – localizada no bairro Rio Anil.
Ainda no dia 25 de outubro foram encaminhadas ao Governo do Estado as indicações registradas sob os números 246/22, 323/22 e 324/22. A primeira proposição tem teor similar ao Requerimento nº. 864/22 e é de autoria do vereador Umbelino Júnior (PL) e tratou do pedido de pavimentação asfáltica para as ruas Ipixuna e Oxigênio Nordeste, localizadas no bairro Pindorama.
Já a Indicação 323/22 é de autoria do Coletivo Nós (PT) e solicitou ao Executivo estadual a pavimentação, no modelo Rua Digna, da 2ª Travessa São Raimundo, localizada no bairro Alto da Esperança l. Ainda no mesmo dia 25 foi encaminha também a Indicação nº. 324, de autoria da vereadora Karla Sarney. Por meio do documento, a parlamentar solicitou, em caráter de extrema urgência, obras de pavimentação asfáltica na Rua da Madalena e na Avenida Geraldo Cardoso, localizadas no bairro Cajupe.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís