A Câmara Municipal de São Luís promoveu na manhã desta terça-feira, 2, um café da manhã para as mães das crianças com autismo. O evento foi idealizado pelo vereador Ribeiro Neto e ocorreu na Sala de Reuniões da Casa Legislativa. O encontro foi realizado em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.
O parlamentar frisou a importância da data e ressaltou as dificuldades que as pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares enfrentam em seu cotidiano. Ele destacou ainda o papel que as mães desempenham na vida das crianças autistas.
“A data de hoje é um dia que simboliza todos os dias de luta das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Das mães, sobretudo, que no início da vida dessas crianças precisam fazer um trabalho intenso para que possam ajudar seus filhos a se desenvolverem o máximo possível”, disse o vereador.
A senhora Gedilma Martins, mãe do adolescente atípico Gleidison Gabriel, de 15 anos de idade, participou do momento de homenagens e agradeceu a atenção que foi dada a ela, ao filho e às demais mães presentes na Câmara esta manhã.
“Eu achei tudo muito lindo. É gratificante terem lembrado desse momento. Apesar deles serem autistas, eles são pessoas, são cidadãos, que poucas pessoas respeitam. Então, eu tenho muito a agradecer a todos vocês por lembrar, respeitar e proporcionar esse momento maravilhoso aqui. Eles são pessoas que têm problemas sim, mas com um pouco de paciência, carinho e respeito eles conseguem avançar”, disse.
Feira
Como parte das comemorações do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, a Câmara Municipal de São Luís cedeu um espaço para que as mães atípicas pudessem comercializar diversos produtos como artesanatos, roupas e comidas.
A mãe atípica e empreendedora, Bebel Marques, ressaltou que espaços como esses são importantes para apoiar as mães e os familiares das pessoas com TEA.
“Este espaço que foi cedido carinhosamente pela Câmara para que nós pudéssemos expor os nossos produtos e ao mesmo tempo falar de inclusão foi essencial. A mãe atípica muitas das vezes abdica do trabalho fora de casa para poder se dedicar exclusivamente aos filhos. A gente tem que se virar para poder conseguir suprir as necessidades dos filhos e as necessidades mais básicas da família. Este espaço cedido pela Câmara no dia 2 de abril, que é o Dia Mundial e Nacional de Conscientização do Autismo, é muito importante, não só de falar de inclusão, mas também de mostrar um pouco do nosso trabalho e da nossa realidade”, destacou.
Proposições
Na ocasião, Ribeiro Neto relatou que ao longo de seu mandato apresentou diversas iniciativas para promover o conhecimento sobre o autismo, para atender as necessidades desse segmento, além de defender os direitos das pessoas autistas.
“Hoje, também é um dia que a gente traz como respostas para a sociedade todos os feitos que nós conseguimos, através deste mandato, a favor das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, como as políticas públicas que a gente ofereceu para diversas instituições da cidade que trabalham com o autismo”, destacou.
Uma proposta apresentada em plenário pelo parlamentar em prol das pessoas com autismo já virou uma lei municipal. A Lei nº 7.330/23, oriunda do Projeto de Lei nº 222/21, dispõe sobre a criação do Programa de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo em São Luís. O programa visa promover aos autistas tratamentos de saúde bucal adequados às suas necessidades, preparando e especializando profissionais da área para que possibilitem a melhoria na qualidade de vida de pessoas autistas e seus familiares.
O vereador informou também que está elaborando mais um projeto que vai atender as crianças com autismo que residem na região do Itaqui-Bacanga e proximidades. “Agora mesmo a gente tá na iminência de inaugurar o projeto Coração Azul na área do Itaqui-Bacanga, que vai oferecer serviços essenciais para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista de várias faixas etárias. Então, é um trabalho contínuo e um trabalho forte em favor dessas pessoas que tanto precisam de políticas públicas efetivas”, frisou.
Conheça outras propostas do vereador Ribeiro Neto que estão em tramitação na Casa Legislativa para atender às pessoas com TEA:
O Projeto de Lei nº 192/2022 estabelece que em locais de grande fluxo de pessoas haja dentre os funcionários, pessoas que saibam lidar com as crises de transtorno do espectro autista – TEA;
O PL nº 247/23 estabelece a Política Municipal de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
O PL nº 176/22 institui sanção administrativa às pessoas físicas, jurídicas ou agentes públicos que discriminarem as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do município de São Luís;
O Projeto de Lei nº 129/23 cria o Programa Censo de Inclusão de Autista com o objetivo de identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), mapear os casos de TEA e direcionar políticas públicas para o atendimento desse público;
O PL nº 128/23 cria o Selo Empresa Amiga dos Autistas e das Pessoas com TDAH.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís