Empossado hoje (12) como novo reitor na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o professor Natalino Salgado já adiantou qual será uma das suas primeiras metas à frente da instituição.
Em entrevista a O Imparcial no fim de semana ele declarou que pretende fortalecer uma auditoria interna.
“Estamos fortalecendo uma auditoria interna, a ouvidoria, além de estarmos criando e implementando uma corregedoria onde vamos ter uma relação muito próxima com os órgãos de controle”, disse Salgado, que substitui à frente da universidade a professora Nair Portela.
Ele comparou, ainda, a falta de transparência da Ufma na gestão anterior, com o reconhecimento às boas práticas de gestão do Hospital Universitário sob seu comando. Para ele, a universidade, por falta de controle interno, “é mais vulnerável” à corrupção.
“Para que as pessoas tenham noção, o Hospital Universitário é o número um em transparência em processos de gestão. E a universidade, é a última, pois não tem transparência e boas práticas de gestão. Enquanto o HU é pouco vulnerável em casos de corrupção, a universidade é mais vulnerável”, disse Natalino.