Um levantamento com base em informações oficiais obtidas com exclusividade pela reportagem revela suposta existência de uma espécie de “caixa-preta” dentro da Prefeitura de Morros, distante a 100 quilômetros de São Luís.
Prefeito é suspeito de realizar vários contratos de gaveta |
Com base em documentos sigilosos que serão entregues ao Ministério Público do Maranhão, para investigar possíveis irregularidades, a reportagem detectou pelo menos dezoito contratos sob suspeita, entre 2017 e 2018. Os negócios envolvem locação de máquinas e veículos; fornecimento de material de expediente, limpeza, pneus e material de construção, além de impressos gráficos e malharia.
Os contratos suspeitos podem representar um prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos. Além disso, a reportagem também detectou diversos aditivos ilegais. Um dos indícios de irregularidades foi constatado na Secretaria Municipal de Infraestrutura que prorrogou, por diversas vezes, contratos referentes à locação de veículos e máquinas pesadas mesmo o objeto não se tratando de serviço contínuo.
Levantamento realizado pela reportagem detectou várias irregularidades |
Um dos contratos de material impresso envolve uma empresa que ajudou em uma das campanhas eleitorais de Sidrack Feitosa. Também constatamos que representantes legais de duas empresas que prestam serviços à prefeitura teria parentesco com funcionários da Secretaria de Finanças. Os esquemas com passagens e diárias também foram usados para supostos desvios dos recursos públicos.
Um dado curioso no levantamento realizado pela reportagem envolve o processo licitatório para locação de maquinas pesadas e transporte escolar, na qual foi contratada uma empresa que não possui um único veículo por ser cooperativa, mas não possui contratos de sublocação e presta serviços para diversas prefeituras.
Os detalhes com toda documentação da máfia que assalta os cofres públicos em Morros vamos publicar nos próximos dias. Aguardem!