As mudanças conjunturais e de cunho político vivenciadas no final de 2015 e início de 2016 visibilizam uma virada radical na concepção de direito a educação que estava sendo construída no país nos últimos anos. Vivenciamos cortes de verbas da educação, o que resultou no fechamento de instituições de ensino, presenciamos as questões voltadas a educação sendo posta como não prioridade, fomos vítimas da violação dos direitos a educação, direitos estes que foram conquistados com dificuldade e muita luta, inclusive pelos próprios estudantes e as entidades estudantis que os representam.
É de tarefa primordial das universidades e escolas públicas a luta contra seu desmonte, seja da classe estudantil ou docente. Educação não é privilégio, é um direito. O Centro Acadêmico de Pedagogia Gestão “Pedagogia em Ação” – UFMA Campus Dom Delgado defende o ensino público e de qualidade e deve participar da formulação de um programa de retomada da ampliação do acesso à universidade, com qualidade no ensino-aprendizado prioritariamente no ensino público, com a construção dos projetos políticos-pedagógicos e institucionais voltados ao interesse público e popular.
Mais que isso, que o investimento na educação signifique o fortalecimento do setor público; a garantia de políticas de permanência efetivas e acessíveis ao conjunto dos estudantes que dela necessitem; o avanço da democracia interna na universidade; e o cumprimento da função social da universidade.
Assim, acreditamos que somente o professor Natalino Salgado com sua vasta experiência de anos no Hospital Universitário com uma gestão impecável e como Reitor por duas vezes com uma gestão anelada com assistência estudantil e a permanência dos discentes dentro da universidade pode assumir, junto com o professor Wener Santos, um compromisso de luta que já carrega em sua história, fazendo a defesa intransigente, mesmo nesta conjuntura adversa, de uma universidade pública, gratuita, de qualidade, democrática e popular.
Wilson Garcia – Presidente CAPED