O jornalista, radialista e pesquisador João Filho, será homenageado mais uma vez pela Câmara Municipal de São Luís. Desta vez a Câmara irá entregar a Medalha Simão Estácio da Silveira, maior e mais importante honraria dada pelo Legislativo Municipal a um profissional, autoridade ou personalidade.
João Filho também já foi homenageado em junho deste ano pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Ludovicense. A indicação da Medalha, assim como do Título de Cidadão Ludovicense é de autoria da vereadora de São Luís, Fátima Araújo.
QUEM É JOÃO FILHO?
João Filho é natural da comunidade Floresta, zona rural do município de Bequimão, na Baixada Maranhense, nascido em junho de 1975. Filho do agricultor e pescador Benedito Pereira (Bitão) e da agricultora e servidora pública aposentada Joana Pereira, Em junho de 2014 ele recebeu o Título de Cidadão Ludovicense das mãos da vereadora Fátima Araújo na Câmara Municipal de São Luís-MA.
Formado em jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá em São Luís, João filho tem uma trajetória profissional grande, passando por rádios do Rio de Janeiro, Viana-MA, Bequimão-MA e São Luís, onde realizou um execente trabalho jornalístico. Atualmente edita o Portal G7 e presta serviço de Assessoria de Comunicação a órgãos públicos e privados.
TRAJETÓRIA NA COMUNICAÇÃO
Em 2005, João Filho mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou nas rádios Carioca AM 710, Livre 1440 AM, Fluminense AM 540 e Opção News FM 106,3. Antes disso, passou pelas rádios comunitárias Ilha do Amor FM e Bequimão FM.
De volta ao Maranhão em 2012, a convite do empresário e radialista Léo Felipe, João Filho passou a trabalhar na Mais FM. Depois ainda trabalhou nas rádios Maracu FM (Viana-MA), Capital AM, Difusora AM, Educadora AM, Timbira AM, Cidade FM e Nova Fm (Difusora News FM).
HOMENAGEM
No mês em que completa 405 anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís irá realizar na noite da próxima quarta-feira (18), uma solenidade de entrega da Medalha de Mérito Simão Estácio da Silveira, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da na capital maranhense em 2024 nas mais diferentes áreas de atuação.
CRIAÇÃO DA COMENDA
A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.