O Governo do Maranhão está intensificando seus esforços para transformar a região dos Lençóis Maranhenses em um destino turístico de destaque nacional e internacional. Além da construção de uma ponte sobre o rio Preguiças, um novo projeto está em andamento: a construção de uma estrada que ligará a cidade de Barreirinhas ao povoado de Atins, um dos destinos mais procurados do estado nos últimos anos.
A estrada, que será revestida com material primário, composto por produtos naturais, tem como objetivo preservar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Ela fará a conexão entre a cabeceira da ponte até o povoado de Atins, totalizando 34,31 km de uma via segura e com boa aderência para os veículos que transitarem na região.
Atualmente, chegar a Atins por terra requer a contratação de toyoteiros ou guias turísticos autorizados, devido à relativa desconhecimento da região por aqueles que não são locais. Essa medida é necessária para evitar acidentes, uma vez que muitos visitantes, desobedecendo as regras e transitando irregularmente pelo Parque, já sofreram incidentes.
A Secretaria de Infraestrutura esclarece que o projeto está em fase inicial, com o início do processo de desapropriação amigável ou judicial de uma área de 1.022km². Ainda não há um projeto formalizado nem uma estimativa de custos para a construção da estrada, que certamente impulsionará o turismo na região dos Lençóis Maranhenses.
Na região, durante a alta temporada em julho, é possível encontrar hospedagens com diárias de até R$3.000, evidenciando o potencial econômico que o turismo na área pode oferecer.