A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou o lançamento do Edital nº 01/2024 AGEUFMA-PROEC/UFMA, que visa fornecer apoio financeiro para ações de extensão universitária vinculadas aos programas de pós-graduação da instituição. Este edital tem como objetivo fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar iniciativas com impacto social, cultural e educacional.
As inscrições para o edital estão abertas desde 22 de maio de 2024 e continuarão até 01 de julho de 2024. Podem participar docentes efetivos da UFMA que estão credenciados em programas de pós-graduação stricto sensu, seja acadêmico ou profissional, cuja coordenação é sediada na própria universidade.
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de submissão disponível no edital e obter uma carta de anuência assinada por todos os coordenadores dos programas envolvidos na proposta. Tanto o formulário quanto a carta de anuência devem ser convertidos em formato PDF e enviados para o e-mail proext-pg@ufma.br.
O edital também busca fortalecer a pós-graduação por meio da colaboração entre programas, apoiando financeiramente a inserção da extensão universitária na pós-graduação. Além disso, pretende articular ensino, pesquisa e extensão na UFMA com ações integradas e externas para gerar um impacto positivo na sociedade.
Zefinha Bentivi, pró-reitora de extensão e cultura, destacou a importância desse edital para a integração dos profissionais formados pela universidade com a sociedade. “É um compromisso de transformação social engajar-se no processo de transformação social, que, às vezes, parece um sonho muito distante, mas, na verdade, é real. A extensão tem esse papel de estimular, de dialogar com a sociedade, de formar e, sobretudo, contribuir com aquilo que a gente hoje sabe que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos precisam ser apoiados pelas universidades, e a extensão é esse caminho para esse apoio mais direto”, afirmou Bentivi.
A UFMA, por meio deste edital, reafirma seu compromisso com a promoção de ações que não apenas fortalecem a formação acadêmica, mas também contribuem para o desenvolvimento sustentável e a transformação social.