A disputa eleitoral de 2026 entra, nesta segunda-feira (5), em uma nova fase. A partir das 17h, os candidatos que seguem para o segundo turno podem voltar às ruas e utilizar diferentes formas de propaganda eleitoral na busca pelo voto.
Estão liberados, a partir desse horário, comícios, caminhadas, carreatas e distribuição de panfletos. Também volta a ser permitida a propaganda eleitoral paga na internet e nos meios impressos, respeitando as regras estabelecidas pela legislação.
O segundo turno será realizado em 25 de outubro, e cada modalidade de propaganda possui um prazo específico para ser encerrada.
Os candidatos poderão realizar passeatas, carreatas e distribuir materiais de campanha até 24 de outubro. O uso de alto-falantes e amplificadores móveis poderá ocorrer das 8h às 22h.
Nos comícios realizados com equipamentos fixos, a utilização de aparelhos de som poderá se estender até a meia-noite.
Já a propaganda paga em meios impressos poderá ser divulgada até 23 de outubro. A legislação também estabelece regras para anúncios eleitorais na internet e determina limites para a quantidade de peças publicitárias veiculadas.
Outra mudança importante ocorrerá na sexta-feira (9), quando será retomada a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
A programação seguirá até 23 de outubro. No rádio, os programas serão transmitidos às 7h e às 12h. Na televisão, os horários previstos são 13h e 20h30.
Além dos programas em bloco, as emissoras deverão reservar espaço para inserções de 30 ou 60 segundos. Ao todo, serão 25 minutos diários destinados às inserções, com distribuição entre os candidatos conforme as regras eleitorais.
Com o início do segundo turno, os candidatos terão um novo período para apresentar propostas, participar de atos públicos e utilizar os meios de comunicação autorizados pela legislação.
A campanha de rua será encerrada no dia 24 de outubro, enquanto a votação do segundo turno ocorrerá no domingo, 25 de outubro.
















