Nosso blog recebeu graves denúncias relacionadas a tentativas de suborno, inclusive, tivemos acessos aos comprovantes bancários de transferência PIX em valores que variaram entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00 recebidos por supostas “lideranças de atléticas” da UFMA, em troca de apoio e votos no processo político e compras de votos nas eleições da Universidade.
De acordo com as nossas fontes, além do dinheiro vivo, estão sendo patrocinadas festas, passeios e muitas promessas de espaço físico, salas, equipamentos, materiais esportivos, fato que claramente interfere na autonomia das Atléticas e colocam em alerta as autoridades públicas.
Um dos informantes já comunicou a esse blog que essa prática interfere no dia a dia das atléticas e pela primeira vez ele acompanhou pessoas que nunca tiveram envolvimento com o esporte universitário se movimentarem em festas, num claro processo de interferência e promessas em função das eleições da UFMA. Ele disse que, caso confirmado, será feita denúncia à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, para apurar práticas indevidas.
Outro informante da UFMA de Pinheiro já nos relatou que uma atlética daquele Centro, que possui membros comprometidos com bolsas em projetos, vem atuando como cabo eleitoral ferrenho, inclusive com ameaças de perseguição, algo que não se imagina e deturpa os interesses coletivos de promoção ao esporte.
O blog irá aprofundar a investigação e revelará os nomes dos envolvidos, visto que a compra de votos e promessas de campanha que envolvam favorecimento, repasse de dinheiro, coerção e suborno, são crimes eleitorais e podem resultar em impugnação de candidaturas, além da responsabilização civil e criminal, tanto para quem pagou, como para quem recebeu, podendo até resultar em expulsão da UFMA.
Outra fonte ouvida, se mostrou indignada e afirmou que essas pessoas que se vendem por dinheiro ou se deixam subornar, não representam o movimento das Atléticas da UFMA, que são organizações estudantis sérias, que promovem o bem-estar aos estudantes por meio do esporte e eventos culturais, e que lutam para se manter atuantes com todas as dificuldades.
Se já não bastassem o MPF e outros órgãos de controle estarem de olho nas eleições da UFMA, outro episódio vem desabonar o processo eleitoral e demostrar que pela corrida pelo poder e comando de um dos maiores orçamentos do Maranhão, vale de tudo.