Evento vai debater potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do Maranhão e do Brasil na nova Rota da Seda
A Fundação Sousândrade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), realiza de 11 a 13 de julho em São Luís o Simpósio Internacional “As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: oportunidades de negócio e de desenvolvimento para o Brasil”. O evento tem como objetivo fornecer informações estratégicas sobre o projeto, e proporcionar uma visão do leque de oportunidades de desenvolvimento econômico que surge para o Brasil com a inserção da capital maranhense na Nova Rota da Seda da China.
A abertura do Simpósio será nessa segunda (11.07) às 9H no Palácio dos Leões. Na terça – feira (12.07) acontece uma agenda sobre o setor de Logística Marítima na sede do Porto do Itaqui. E na quarta – feira (13.07) o evento prossegue com uma palestra sobre o setor de Logística Ferroviária, na sede da FIEMA.
Um dos formuladores da Expansão da Rota da Seda é o professor Paul Lee, PhD, professor da Universidade Zhejiang (China), que virá ao Maranhão, na condição de convidado do Governo do Estado, para um amplo debate sobre o que poderá realmente representar a inclusão da capital na Rota da Seda.
Desde 2013, a China executa o Plano BRI (Belt & Road Initiatives), uma proposta de cooperação internacional, com objetivo de instituir um gigantesco programa mundial de investimentos, envolvendo países de todos os continentes, que compõem cerca de um terço da economia mundial. De acordo com pesquisa da Universidade de Fudan (Xangai-China), a Nova Rota da Seda já investiu 59,5 bilhões de dólares, ou seja, cerca de 315 bilhões de reais, em 2021, na infraestrutura de países. O plano de investimento chinês, engloba 65 países, compreendendo aproximadamente 62% da população e 30% do PIB global.
São Luís do Maranhão é apontada no estudo Strategic locations for logistics distributions centers along the Belt & Road, de 2022, elaborado pelos mais renomados especialistas do mundo. A capital maranhense possui extraordinárias condições para receber tal projeto pelas conexões rodoviárias, ferroviárias e condições portuárias excepcionais. A ligação feita pela Ferrovia Norte-Sul, eixo principal do transporte de cargas do Brasil, interligando malhas ferroviárias das cinco regiões do país, é um exemplo. Na região chamada de Arco Norte, ou seja, acima do paralelo 16, nenhum estado possui condições similares de logística de transporte.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Reinaldo Tavares, a inclusão de São Luís no maior programa de expansão econômica do mundo, o da China vai garantir vultosos recursos para infraestrutura, centrais de distribuição de mercadorias e acesso privilegiado para exportação a outras países que compõem o projeto.
“Além de estreitar essa parceira fundamental com a China, a vinda do professor Lee vai nos subsidiar de informações essenciais a uma fase inédita de desenvolvimento socioeconômico para o Maranhão e, é claro, para nos preparamos para isso”, explica o ex-governador.
SOBRE PAUL TAE-WOO LEE
Paul Tae-Woo Lee é professor de Logística Internacional e Transporte Marítimo da Universidade Zhejiang, em Zhoushan, China. A Universidade de Chequião, também conhecida informalmente como Zheda, é considerada uma das instituições chinesas de Ensino Superior mais antigas, seletivas e prestigiadas.
É diretor associado de pesquisa do Instituto de Cadeia e Suprimento de Logística, Faculdade de Negócios, Victoria University de Melbourne, Austrália. PhD pela Universidade de Cardife (País de Gales, Reino Unido). É um reconhecido estudioso no campo da economia marítima, com publicações internacionais, presença em conferências e tem atuado como consultor de diversos governos e indústrias marítimas no mundo. Foi editor-chefe de diversos jornais e periódicos internacionais de Logística, Comércio e autor de várias obras no segmento de estudos marítimos, portos, economia globalizada e desenvolvimento.
SOBRE JOSÉ REINALDO TAVARES (SEDEPE)
Atual Secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do Maranhão; é Engenheiro Civil com Especialização em Economia Rodoviária pela PUC/RJ.
José Reinaldo Carneiro Tavares é ex-governador do Maranhão e um experiente técnico. Exerceu diversos cargos públicos, entre eles: Superintendente da SUDENE; Vice-Governador do Maranhão (1995-2002) e Governador do Maranhão, eleito em 2006. Autor de importantes projetos de infraestrutura, Autor de importantes projetos de infraestrutura, a exemplo do projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco. Como Ministro dos Transportes foi responsável pela criação da Ferrovia Norte-Sul. Era o diretor geral do antigo DER (Departamento de Estadas de Rodagens) quando foi construída a estrada São Luís-Teresina; entre outras obras relevantes.
Por O Estado