• Home
  • Login
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1
sábado, 13 dezembro 2025
No Result
View All Result
Home Notícias

A Estrada das Onças

EUSOUEMARANHAO Por EUSOUEMARANHAO
4 de agosto de 2019
in Notícias
0
Por José Sarney
A Estrada de Ferro Norte-Sul, pela qual paguei um alto preço e que foi combatida fortemente por aqueles que consideram a política acima do interesse público, está em fase de conclusão. Se tivessem permitido que a fizesse durante o meu governo, o Brasil seria outro hoje.
Sempre defendi o modelo ferroviário e por isso recebi um boné de maquinista da Associação dos Ferroviários, que até hoje guardo com o maior carinho. As estradas de ferro foram o transporte do passado e agora ressurgem como o transporte do futuro, com um horizonte aberto pelas novas tecnologias de construção e trens de alta velocidade.
Há três dias o governo assinou o contrato de concessão de dois ramos prontos da Norte-Sul, com o governo recebendo um ágio de 109,2 % acima do piso da licitação, isto é, dois bilhões e setecentos e dezenove milhões de reais, quando o preço mínimo era de um bilhão e trezentos milhões.
A disputa pela estrada foi tão grande que a RUMO, empresa vencedora, ouviu do Ministro dos Transportes a afirmação de que “a Norte-Sul é espinha dorsal dos transportes no Brasil”. Quando lancei a Ferrovia Norte-Sul, quase toda a imprensa dizia que a estrada seria uma desgraça para o Brasil, porque era “um golpe do Sarney para levar as cargas brasileiras para embarcar no Maranhão, no Porto do Itaqui, dinheiro botado fora”. O tempo é mesmo o grande mestre da razão: hoje vejo todos a favor da estrada e ela já está dando dinheiro para o País.
O tráfego é caótico – Realmente, o Brasil precisa com urgência construir mais estradas de ferro. O modelo rodoviário está morto. As cidades estão saturadas de veículos, não se anda mais, o tráfego é caótico. As rodovias acabadas e engarrafadas. Esse o principal componente do “custo Brasil”, que diminui nossa competitividade internacional. E o mais grave: o País na mão dos operadores de transporte. Eles podem parar o Brasil a qualquer hora, estamos reféns de sua vontade. Basta uma greve. A que foi feita no final do ano passado provou isso.
São Luís, como um dos dez melhores portos mundiais, será no futuro o grande curador dessa tragédia.
Foram necessários muitos anos para que se abrissem os olhos da razão, e todos reconhecessem que se parou o Brasil.
Mas agora fico feliz. Dei ao Maranhão porto, estrada e energia. Temos a grande estrutura nacional para sermos o grande São Paulo do Norte-Nordeste.
Em vez de “estrada das onças”, como diziam quando a atacavam, hoje a Ferrovia Norte-Sul é a “estrada da salvação”.

POSTAGENS RELACIONADAS

Precarização e silêncio oficial: estagiários da SEMED enfrentam humilhação, desvio de função e falta de pagamento
Educação

Precarização e silêncio oficial: estagiários da SEMED enfrentam humilhação, desvio de função e falta de pagamento

12 de dezembro de 2025
Arquivado impeachment, denúncia no TCE coloca Braide novamente sob investigação
Notícias

Arquivado impeachment, denúncia no TCE coloca Braide novamente sob investigação

10 de dezembro de 2025
Estratégia familiar de Brandão perde força enquanto Felipe Camarão ganha protagonismo
Notícias

Estratégia familiar de Brandão perde força enquanto Felipe Camarão ganha protagonismo

10 de dezembro de 2025
Com agenda de diálogo contínuo, Felipe Camarão integra grupo seleto de candidatos estratégicos do PT
Notícias

Com agenda de diálogo contínuo, Felipe Camarão integra grupo seleto de candidatos estratégicos do PT

9 de dezembro de 2025
Ato do presidente da Câmara sobre denúncia contra Braide pode configurar crime de responsabilidade
Notícias

Ato do presidente da Câmara sobre denúncia contra Braide pode configurar crime de responsabilidade

9 de dezembro de 2025
Felipe Camarão renova tradição e participa da Hora da Graça Universal no Anil
Notícias

Felipe Camarão renova tradição e participa da Hora da Graça Universal no Anil

8 de dezembro de 2025
Next Post

Recesso movimentado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Postagens Recentes

Precarização e silêncio oficial: estagiários da SEMED enfrentam humilhação, desvio de função e falta de pagamento

Precarização e silêncio oficial: estagiários da SEMED enfrentam humilhação, desvio de função e falta de pagamento

12 de dezembro de 2025
Arquivado impeachment, denúncia no TCE coloca Braide novamente sob investigação

Arquivado impeachment, denúncia no TCE coloca Braide novamente sob investigação

10 de dezembro de 2025
Estratégia familiar de Brandão perde força enquanto Felipe Camarão ganha protagonismo

Estratégia familiar de Brandão perde força enquanto Felipe Camarão ganha protagonismo

10 de dezembro de 2025
Com agenda de diálogo contínuo, Felipe Camarão integra grupo seleto de candidatos estratégicos do PT

Com agenda de diálogo contínuo, Felipe Camarão integra grupo seleto de candidatos estratégicos do PT

9 de dezembro de 2025

SIGA-NOS

  • Home
  • Login
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1

© 2023 EU SOU EMARANHÃO - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • Home
  • Login
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1

© 2023 EU SOU EMARANHÃO - Direitos autorais reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In