Empurrões, pancadaria, luta corporal e até perfurações com elemento cortante. Foi assim o desfecho da festa de aniversário de 33 anos do Grupo Mateus, que insiste em fazer “promoções humilhantes e enganadoras” para o consumidor.
Tudo isso sem contar com o desconforto da maioria de suas lojas e as longas filas que exigem testes de paciência e resistência física para quem se sacrifica em busca de produtos com preços supostamente mais baixos.
Supostamente, porque em determinado produto, com embalagens contendo quantidades variadas, o de menor volume estava mais caro, proporcionalmente, do que o de maior conteúdo, anunciado na tal promoção e vice-versa. O arroz Biju e o lava roupas Tixan Ypê foram alguns dos itens que atestaram essa “isca”.
Aproveitando o dia do pagamento do servidor público
Ainda sobre as promoções de aniversário, o Grupo Mateus, ao longo dos anos, vem se aproveitando do dia de pagamento do funcionalismo público estadual para “promover a sua festa”. É a certeza que, impulsionado pela agressiva campanha publicitária, o consumidor acaba se envolvendo nos anúncios e em linhas gerais, compra por impulso até o que está fora do seu orçamento.
Sobre o Grupo Mateus, trata-se do maior empreendimento comercial do Maranhão e uma das maiores redes de supermercados do Brasil.
Não precisa, portanto, usar da exigência de “enxovais” dos seus fornecedores para a sua “festa anual”, muito menos, arrancar do consumidor, receita financeira suficiente para assegurar o pagamento do 13º salário de seu quadro funcional.
Por Walkir Marinho