Nesta quarta-feira (17), o programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia, entrevistou a terapeuta sistêmica Mariela Carneiro. A conversa girou em torno da explicação sobre a repetição de certos comportamentos que remetem a situações desastrosas e como explicar isto por meio do método psicanalítico ‘Constelação Sistêmica ou’Familiar’, que sugere que certas condutas estão vinculadas aos laços familiares.
O método terapêutico ‘Constelação Sistêmica ou Familiar’, criado pelo alemão Bert Hellinger, consiste no resgate da singularidade humana dentro de um sistema harmônico onde o reconhecimento e apropriação do lugar determinam a razão da própria existência.
Mariela é enfermeira, com mestrado em Microbiologia, especialista em Psiquiatria, master em Programação Neurolinguística, com formação em ‘Constelação Sistêmica e Organizacional’, com inúmeros outros cursos e workshops na área.
Herança familiar
Inicialmente, Mariela esclareceu que a ‘Constelação Sistêmica’ diz que as pessoas recebem não somente a cor do cabelo, dos olhos, da pele e estatura dos seus antepassados (pai, mãe, avós e bisavós), mas também outros tipos de informações como, por exemplo, dor, traumas, comportamentos, sentimentos e destinos.
“E a gente pode se emaranhar e viver destinos que não são nossos, comportamentos repetidos anteriores, sem perceber isso, de forma inconsciente e automática, se a gente tiver fora do nosso lugar de força, como a gente chama. A constelação foi traduzida de forma errada do alemão para o português e ficou conhecida como constelação familiar, associaram a religião misticismo, e não tem nada a ver com isso. O termo correto é posicionamento familiar”, complementou.
Vantagens
Segundo Mariela, um dos benefícios da ‘Constelação’ é resolver conflitos de relacionamentos humanos, não só na área familiar como na área de relacionamentos de casal, área empresarial e organizacional. “Então, a gente recebe essas informações e age, de forma inconsciente, por meio delas”, explicou.
De acordo com Mariela, as diferenças comportamentais entre os irmãos, oriundos do mesmo sistema familiar de pai e mãe, ocorrem devido a pai e mãe agirem diferente com os irmãos, e é aí que nascem um dos conflitos da família de origem. “Os irmãos querem que sejam tratados da mesma forma e sabemos que somos seres únicos. Portanto, esse tratamento da mesma forma gera conflitos e pode ser muito prejudicial para a saúde emocional de cada irmão”, comentou.
O programa “Toda Mulher” é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Fonte: Agência Assembleia