O inverno no Hemisfério Sul teve início às 5h24 deste domingo (21) e segue até o dia 22 de setembro, quando começa a primavera. Tradicionalmente marcado por temperaturas mais baixas e dias mais curtos, o período deste ano deve apresentar características atípicas em diversas regiões do Brasil.
Isso ocorre por conta da atuação do fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na faixa equatorial. De acordo com especialistas, a presença do fenômeno tende a elevar as temperaturas, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Melquizedek Rafael Duarte da Silva, o El Niño dificulta o avanço de frentes frias, o que pode impedir a ocorrência de períodos mais intensos de frio. Além disso, o fenômeno também favorece o aumento das chuvas na região Sul, podendo provocar eventos extremos.
Apesar das previsões, os efeitos do fenômeno ainda são incertos. Mudanças climáticas e o aquecimento global têm tornado as projeções meteorológicas mais complexas, ampliando a duração de períodos de calor, estiagem e chuva.
O inverno é definido como um evento astronômico, relacionado à menor incidência de radiação solar em parte do planeta. No Brasil, as características da estação variam bastante de acordo com a localização geográfica, sendo mais perceptíveis no Sul do país e menos evidentes em regiões próximas à linha do Equador.
















