Passagem Franca (MA) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quarta-feira (17) a situação de emergência em Passagem Franca, no Maranhão, em decorrência do período de estiagem que atinge a região. A decisão foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, a Prefeitura de Passagem Franca já está autorizada a solicitar apoio financeiro da União para execução de medidas emergenciais, como a aquisição de cestas básicas, água mineral, kits de higiene, limpeza e dormitório, além de alimentação para trabalhadores e voluntários envolvidos nas ações de enfrentamento à crise.
Além de Passagem Franca, outros municípios também tiveram a situação de emergência reconhecida. Em Alagoas, Cacimbinhas sofre com a estiagem; no Piauí, Fartura enfrenta seca severa; no Rio Grande do Sul, as cidades de Caçapava do Sul e Cristal foram atingidas por fortes chuvas; já no Pará, o município de Óbidos foi afetado por vendaval.
De acordo com o MIDR, os pedidos de apoio devem ser formalizados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional e aprovação do plano de trabalho de cada município, será publicada uma nova portaria no DOU estabelecendo o valor dos recursos a serem liberados.
A medida busca garantir respostas mais rápidas e eficazes às populações afetadas, especialmente em localidades que dependem do auxílio federal para minimizar os impactos socioeconômicos provocados pelos desastres naturais.















