Com o objetivo de alavancar a cobertura vacinal contra a influenza no Maranhão e proteger a população, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), deu início, neste sábado (29), ao Dia D de Vacinação contra Influenza. A ação acontece em sete pontos da Grande Ilha e em todos os municípios maranhenses, que contam com o apoio da gestão estadual. A imunização continua neste domingo (30).
O secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes, alertou a população para que procure os pontos de vacinação com o intuito de que seja vacinado um grande público nos dois dias de mobilização. Além disso, o gestor do município ressaltou o empenho do Governo do Estado para alcançar todos que fazem parte do público-alvo.
“O compromisso do Governo do Estado é capacitar os municípios, por meio da sua rede frios, para ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. Hoje, estamos realizando o final de semana D contra a influenza em pontos da Grande Ilha, como uma forma de incentivar a vacinação. Além dessa ação, também distribuímos a vacina de forma rápida e antecipamos o calendário de vacinação contra a influenza aqui no Maranhão, bem antes da nacional”, disse o secretário.
Atualmente, o estado possui 18% de cobertura, e a meta do Governo do Estado é atingir 90% do público-alvo. Entre a população prioritária para vacinação contra Influenza (gripe) estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres em período de pós-parto), pessoas com comorbidades, pessoas acima de 60 anos, população privada de liberdade, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores rodoviários e portuários, adolescente em medida socioeducativa, além de servidores das forças armadas, de salvamento e segurança.
“Estaremos aqui trabalhando no final de semana e no decorrer da semana levaremos a vacina em unidades escolares, juntamente com o Zé Gotinha, apresentando ele para a população, crianças, professores, funcionários da escola. São estratégias que a gente vêm tomando para aumentar nossa cobertura vacinal”, comentou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.
Desde que era criança, a depiladora Alessandra Santos, 37, foi incentivada a tomar vacina. Esse hábito se repetiu na gestação e agora leva o cuidado da imunização para os seus filhos, que têm o esquema vacinal em dia. Neste sábado (29), ela levou seu filho Victor Benjamim, 3, até o Shopping da Ilha, para se vacinar contra a Covid-19.
“É difícil uma criança que não chora, mas eu sei da importância da vacina. Então, mesmo chorando e com o coração partido, a vacina é necessária, pois protege os nossos filhos, especialmente nesse período chuvoso e de volta às aulas”, disse.
A assistente social Maria José Santos, 57, faz o preventivo de diabetes e hipertensão, e destacou a importância da vacina ocorrer no fim de semana, tendo em vista que durante a semana as pessoas estão no trabalho.
“Eu sempre estou na fila e sou uma das primeiras a vacinar. Acredito na vacina, acredito que com a prevenção, conseguimos evitar diversas doenças. Então, acho muito importante que o estado tenha essa preocupação com os cidadãos de possibilitar a vacina neste fim de semana”, ressaltou.
A vendedora de produtos naturais, Josenilda Lima, que trabalha no Shopping da Ilha, aproveitou que a vacinação acontecia no seu espaço de trabalho para se proteger.
“Visto que estamos vivendo esse momento de muitas síndromes gripais, então resolvi vir me vacinar. Como eu trabalho o dia todo, fica difícil me deslocar para procurar um posto de saúde, por exemplo. A gente fica muito exposto aos vírus e bactérias, porque trabalhamos com o público”, comentou a vendedora.
Mais informações
No sábado (29), das 10h às 20h, a vacinação estará disponível nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte, Tropical e Golden Shopping. Das 8h às 17h, na Unidade Integrada Japiaçu (R. Luxemburgo, Q2, no bairro Anjo da Guarda) e no Terminal de Integração Distrito Industrial.
No domingo (30), das 14h às 20h, a vacinação contra Influenza e Covid-19 será realizada nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte e Golden Shopping. Além disso, das 8h às 17h, na Unidade Integrada Japiaçu.
Fonte: Governo do Maranhão