São Luís – Um golfinho foi encontrado morto na Praia do Calhau, em São Luís, na tarde de segunda-feira (11). O registro, feito por banhistas e compartilhado nas redes sociais, mostra o animal boiando no mar e, posteriormente, já na areia.
Segundo o autor das imagens, o corpo apresentava forte odor e não havia presença de equipes de resgate no momento da gravação. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Especialistas ouvidos pela TV Mirante explicam que o encalhe de golfinhos pode ocorrer por múltiplos fatores, como envelhecimento, poluição marinha, ingestão de plástico, ferimentos por hélices de embarcações e interações com atividades humanas, incluindo a pesca.
“É cedo para apontar a causa, pois o caso é recente. Porém, nos últimos anos, houve aumento nos registros de encalhes no Brasil, também impulsionado pela rapidez com que as pessoas filmam e divulgam esses episódios nas redes sociais”, disse o biólogo Jorge Nunes.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informou que uma equipe técnica foi enviada ao local para investigar o caso e realizar um levantamento detalhado. Ainda não há confirmação sobre o destino da carcaça do animal.















