É notório que o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS no estado do Maranhão tem demostrado estar em uma nova fase de gestão. Implementar ações que cada vez mais tenham o intuito de diminuir a espera dos cidadãos que necessitam dos serviços prestados pela autarquia federal tem sido a missão incansável do mais novo Gerente Executivo do INSS em São Luís, Weslley Martins.
Com apenas 27 anos, nomeado em 17/12/2022, o jovem gestor conseguiu mudar a perspectiva que os cidadãos tinham acerca da demora na análise dos serviços, em ações conjuntas com a estrutura do órgão em nível regional e nacional.
Foram realizadas reuniões de alinhamento com vários órgãos e instituições que são necessárias ao reconhecimento do direito como forma de dirimir dúvidas, ajustar procedimentos e até mesmo melhorar os fluxos adotados para um reconhecimento de direito mais célere. Entre eles governo do estado do Maranhão, Instituto de Identidade, Procon, Caixa Econômica Federal, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e demais órgãos que são importantes nesse processo.
Não parando por ai, temos conhecimento de que a Instituição vem promovendo ações visando reduzir o estoque de perícias médicas, avaliações sociais e intensificando a análise do reconhecimento de direito e das demandas judiciais que antes chegavam a demorar em média 1 ano para sua conclusão em alguns casos.
A representatividade que foi dada e a nova cara do órgão tem demonstrado total controle nas ações, nos planejamentos e a forma como a instituição tem adotado com esse novo modelo de gestão jovem.
A condução do órgão durante o período mais sombrio dos cidadãos, que foi a pandemia da Covid-19, fez a população ter certeza que possuía um gestor preocupado com as ações que deveriam ser adotadas como preventivas para garantir que o INSS não parasse suas atividades no momento de maior necessidade da população. Ainda que as unidades da capital tivessem seus atendimentos interrompidos, diversas foram as vezes que o jovem rapaz se preocupou em alertar a população por meio das mídias sociais de todas as ações e estratégias que estavam sendo adotadas.
Gerir aproximadamente 35 unidades espalhadas pelo Maranhão não é tarefa fácil, muitas vezes considerada impossível. O estado é considerado o segundo maior da federação em requerimentos de seguro defeso e, neste ano, graças a ações conjuntas, as entidades se reuniram duas vezes para alinhar estratégias e fluxos de requerimentos como forma de assegurar a maior fluidez possível.
A certeza de que a realização de parcerias com as entidades públicas é o caminho para uma gestão eficaz, é uma das qualidades do jovem gestor que vem dando um show de preparo, demonstrando que só uma gestão com unidade é capaz de ultrapassar as barreiras sociais e chegar nos mais necessitados.