De acordo com informações de uma pesquisa que avaliou o atual momento da disputa da Prefeitura de São Luís, desenvolvida pelo Instituto Conceito e realizada entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, o blog do Diego Emir trouxe nesta segunda-feira, 11, dados sobre intenção de votos para as eleições municipais de 2020 em São Luís.
Os números apontam um amplo favoritismo do deputado federal Eduardo Braide (PMN), oscilando entre 50% e 60% nos cenários estimulados. Bira do Pindaré (PSB) e Wellington do Curso (PSDB) são os que aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente com um percentual que flutua entre 11% e 15%.
No segundo pelotão dos nomes avaliados, Duarte Júnior (PCdoB), é o primeiro a aparecer com menos de 10%, seguido de Neto Evangelista (DEM), tecnicamente empatado. Os nomes de Adriano Sarney (PV), Osmar Filho (PDT) e Allan Garcês (PSL), também foram avaliados, e estes aparecem entre 0% e 3%.
Em outros cenários, quando o nome de Duarte Júnior é substituído pelo secretário Rubens Júnior (PCdoB), os comunistas não chegam nem ao percentual de 3%.
Na pergunta espontânea, os entrevistados colocam Eduardo Braide em um patamar de amplo favoritismo também. Bira e Wellington seguem também na segunda e terceira posição, tecnicamente empatados.
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) é quarta mais bem lembrada no questionário quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Duarte Júnior e Neto Evangelista estão colados com a emedebista.
Vale ressaltar que o Governo de Roseana Sarney executou obras de grande porte em São Luís, com o propósito de melhorar o sistema viário, tanto para aumentar a capacidade das vias, como para eliminar pontos responsáveis por congestionamentos e acidentes.
Dentre os investimentos realizados entre os anos de 1995 – 2002, podemos destacar: Avenida Guajajaras, Avenida Luís Eduardo Magalhães, Avenida Ferreira Gullar, Acesso a BR-135, Estrada do Araçagi, Estrada de acesso a Ribamar, Restauração da Avenida dos Portugueses, Projeto e licitação do Viaduto Alcione de Nazaré), como para eliminar pontos responsáveis por congestionamentos e acidentes, casos dos Viadutos Alexandre Costa – Cohama e João do Vale – Casa do Trabalhador, bem como do Sistema Viário Governador Newton Belo – Cohab. E em parceria com a Infraero, foi construído o novo Aeroporto da Cidade.
A mobilidade urbana da Ilha de São Luís esteve no centro das políticas públicas da governadora Roseana Sarney, que deu especial importância à implantação e restauração de grandes avenidas e à pavimentação de ruas na área da capital maranhense.
Dentre os investimentos realizados entre os anos de 2009 – 2014, podemos destacar: a Via Expressa, cuja extensão é de 9.809,42 km, interligando as avenidas Carlos Cunha às avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche; a IV Centenário, com 3,8 km de extensão interligando os bairros Camboa/ Liberdade/ Fé em Deus ao bairro da Alemanha, além de permitir o acesso à ponte Bandeira Tribuzzi e à avenida dos Franceses.
Não podemos esquecer da MA-203, que interliga os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, com uma extensão de 12,14 km.
No último pelotão estão citados Eliziane Gama (PPS), Maura Jorge (PSL), Weverton Rocha (PDT), Osmar Filho (PDT), Tadeu Palácio, Rubens Júnior, Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Pavão Filho (PDT).