SÃO LUÍS – A seleção feminina de vôlei da Universidade Federal do Maranhão, campeã da primeira edição da Taça São Luís Sub-23, foi recebida pelo reitor Natalino Salgado na tarde desta terça-feira, 23, no gabinete da reitoria. O título foi conquistado no último domingo, quando as dez atletas da UFMA derrotaram a Faculdade Pitágoras por 3 sets a 1. Ao todo, cinco equipes disputaram a competição: além dos times finalistas, também participaram o Colégio Militar Tiradentes, a Pró-Tensão e o Vôlei Futuro.
A 1ª Taça São Luís de Voleibol foi realizada no Castelinho durante o último final de semana e promovida pelo vereador de São Luís, Ricardo Diniz (PRTB). O vereador, que sempre apoiou o esporte na capital maranhense, diz que essa iniciativa é louvável e de suma importância.
“Sempre atuei em varias áreas e o esporte tem sido uma bandeira que tenho defendido de todas as formas. Hoje, realizamos um marco em nossa querida cidade, na realização desse evento de grande porte. Sem sombras de dúvidas, continuarei apoiando incansavelmente ”, disse Diniz.
“Essa conquista é fruto do nosso esforço e espírito de equipe, pois, no passado, tivemos alguns conflitos com a Universidade que trouxeram insatisfações para a gente. Mas tudo isso é recompensado pelo nosso desempenho em quadra e pelo resultado final que nos rendeu a medalha de ouro”, explicou a atleta Eloísa Maciel, do curso de Educação Física.
A atleta Mirian Lacerda, estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, também celebrou o resultado. “Representamos a Universidade e entramos 2020 com o primeiro lugar do campeonato Taça São Luís sub-23. Nosso foco agora é continuar a subida rumo a outras vitórias. Nossa missão é manter nosso foco, treinando com afinco, participando das competições que cobram cada vez mais da gente, trazendo mais títulos para a Universidade e mais reconhecimento para o vôlei universitário”, pontuou.
A estudante relembrou as dificuldades que o time enfrentou por falta de incentivo da instituição no passado. O compromisso de apoio futuro ao esporte foi reforçado pelo diretor de Esporte e Lazer da UFMA, Flávio de Oliveira Pires. “Tenho certeza de que o futuro do nosso esporte universitário será o melhor possível. Até agora, as nossas seleções de esporte não vinham tendo nenhum incentivo ou apoio. Por meio da implantação da nossa diretoria, pelo reitor Natalino Salgado, buscaremos novas formas de reconhecer o esporte da UFMA, valorizando as seleções, incentivando os atletas, buscando parcerias e tomando para nós o papel de unir novamente o esporte, garantindo uma representatividade nacional”, declarou Pires.
O compromisso do diretor de esporte e lazer foi reforçado pelo pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Soares, ao reafirmar que a nova gestão inovou mais uma vez frente à assistência estudantil da Universidade, criando a Diretoria de Esporte e Lazer, que hoje é chefiada por um professor do Departamento de Educação Física, conhecedor da área e das necessidades dos estudantes esportistas. “Desde que assumimos a Pró-reitoria, estamos valorizando nossos atletas, lutando para organizar a seleção da UFMA. Tudo indica que, até o final de março, faremos a convocação oficial para reconhecer nossos estudantes como atletas da Universidade, constituindo um escritório para a seleção do esporte com assessorias jurídica, nutricional, de saúde e fisioterapia, conduzidas por alunos estagiários. A ideia é colocar o esporte como evidência interna e externa na Universidade”.
Durante o encontro, a atleta Barbara Melo, do curso de Educação Física, fez questão de enaltecer o empenho do seu técnico, que, segundo ela, não mede esforços para incentivá-las a alçarem voos maiores. “Entrei no time ano passado, mas vejo que o trabalho do James foi fundamental para minha permanência, fazendo sempre o que está ao seu alcance e nos incentivando a participar das competições. Tudo que fizemos até aqui é um preparatório para os JUMs (Jogos Universitários Maranhenses), e nós abraçamos esse projeto porque acreditamos que é uma forma de crescermos como atletas e fortalecer o esporte universitário do nosso estado, que é o mais importante”, revelou.
Para o técnico do time, James Silva, é uma alegria receber o carinho de suas atletas, lembrar tudo que passaram para chegar até aqui e na certeza de que ainda há muito trabalho pela frente. “Ano passado, disputamos a final, mas ficamos com o vice-campeonato. Então faltava algo mais, precisávamos nos movimentar em direção a melhores resultados. Graças a Deus e ao empenho dessas meninas, ano passado subimos várias vezes ao pódio em todas as competições e, este ano, iniciamos com o pé direito. Aqui conseguimos aprender, crescer, e essa vitória é uma forma de agradecimento à instituição que nos formou”, declarou.
O reitor Natalino Salgado ficou feliz em receber as atletas e relembrou que, em suas primeiras gestões frente à UFMA, implantou o bacharelado em Educação Física, que até então só era licenciatura. À época, a administração restaurou toda a estrutura física que abriga o Núcleo de Esportes, climatizando os espaços e construindo um prédio anexo, onde foi montado o laboratório de eletrofisiologia, que serviu para avaliação cardiorrespiratória, recebendo, até mesmo, atletas de outros estados. Além disso, foi criado o Programa de Mestrado em Educação Física, com a contratação de professores com doutorado, dobrando o efetivo docente.
“Esse feito muito nos honra e leva o selo de qualidade da UFMA. Uma Universidade é sempre uma obra inacabada, precisando estar em constante renovação. Devemos ser o modelo para outras instituições, justificando o investimento que a sociedade faz para um ensino de qualidade. Nessa nova estrutura, a administração tem pessoas experientes e jovens, a exemplo do Leonardo, o mais jovem pró-reitor da nossa Universidade, escolhido para dialogar com os jovens de igual para igual. Estou entusiasmado com nosso futuro e sei que faremos muito mais”, finalizou o reitor.