Mesmo o ex-presidente Lula ter encerrado a eleição no Maranhão no último dia 02, ainda tem alguns blogueiros, jornalistas e radialistas querendo aparecer para conseguirem respaldo nos corredores dos leões. Com todo respeito a imprensa, mas para alguns blogueiros, jornalistas e radialistas que se fingem de desentendidos e equivocados, WEVERTON está é muito mais vivo, ele entrou e saiu muito maior e mais fortalecido da disputa ao governo do Maranhão.
Claro que tem blogueiros, jornalistas e radialistas sérios, mas tem alguns fingidos de desentendidos e equivocados dizendo que WEVERTON foi um fardo pesado de carregar nesta eleição, outros afirmam que WEVERTON está acabado e apresentam tanto análise sem sentido, já outros dizem que em 2018 quando WEVERTON conseguiu a eleição senatorial, foi puxado em dois votos para senador, claro que em 2018, o eleitor maranhense tinha opção para votar em dois senadores até porque eram duas cadeiras para o Maranhão, mas o eleitor não era obrigado votar na chapa, ele poderia votar no Lobão e no WEVERTON por exemplo que era de outra chapa, o blogueiro, jornalista e radialista sério precisa ser imparcial ou então ele se finge de desentendido e equivocado para ser contemplado em benefícios que não beneficiam a população envergonhando a verdadeira imprensa séria composta por respeitados profissionais do estado. É complicado, os caras querem fazer análise político sem noção real, fingem que são cegos e equivocados simplesmente para serem inclusos no orçamento da comunicação dos leões, que vergonha e decepção.
É o seguinte: Gostaria de convidar todos os fingidos de desentendidos e de equivocados blogueiros, jornalistas e radialistas, para juntos sermos serenos e imparciais numa reflexão real. Para os fingidos e equivocados que envergonham a imprensa profissional, séria e imparcial do Maranhão, com a absolvição do ex-presidente Lula, Flávio Dino pensou antecipado que com o ex-presidente Lula no palanque dos leões, Brandão venceria a eleição até mesmo no 1º turno. Com Lula o carregando e carregando Brandão, ele teria de trabalhar primeiro em um nome que fosse do PT e claro, de sua total confiança para ser vice de Brandão já visando o seu projeto contínuo de poder pessoal no Maranhão. Depois de impor e ter obrigado o PT, Flavio Dino trabalhou para emplacar Brandão numa agremiação que pregasse a mesma bandeira ideológica do campo progressista, e claro, primeiro teria de definir sua filiação ao PSB e esperar a hora certa da definição nacional para emplacar também Brandão no PSB. A partir da definição das siglas, ele levou o PT para oficializar a indicação do vice de Brandão, pela segurança que com Lula no palanque leonino, a eleição era dada como certa num possível 1º turno.
Até aqui mérito para Flávio Dino que com o desgaste dos seus péssimos governos, tinha de saber jogar ou então seria engolido por WEVERTON, e com isso, se desmoralizava politicamente não só no Maranhão, como em todo país. O que fez Flávio Dino com a absolvição de Lula? Para ter Lula no palanque leonino, ele se aproximou de Sarney e Roseana para atrair a confiança dos dois, que pela credibilidade que ambos têm com o ex-presidente Lula, a vinda de Lula no palanque leonino era questão de tempo por contar com as bençãos dos padrinhos fortes para atrair a vinda do ex-presidente Lula ao Maranhão. Com a absolvição de Lula, Dino não perdeu tempo, procurou Sarney para serem aliados no Maranhão para peitarem WEVERTON. Quando Dino procurou o ex-presidente Sarney na casa grande no Calhau, muitos deram alarme achando que era só a realização do seu sonho para a Academia Maranhense de Letras, se enganaram, as idas constantes de Flavio Dino á residência do presidente Sarney, foi se encostar no prestígio do ex-presidente Sarney e da ex-governadora Roseana que tem junto ao ex-presidente Lula.
Dino foi inteligente por ter feito tudo pensado para poder derrotar WEVERTON, se ele não é inteligente, nem ele próprio talvez tivesse conseguido a sua eleição senatorial, quanto mais reeleger Brandão. Depois desses passos definidos, ele se tranquilizou reforçando o palanque de Brandão com a garantia que com Sarney e Roseana, Lula viria ao Maranhão para subir no palanque leonino. Dino sabe do prestigio de WEVERTON com o ex-presidente Lula, se não é Sarney e Roseana, mesmo ele ter atropelado o PT e indicado o vice de Brandão, Lula não viria ao Maranhão. É bem aqui que começa a nossa serena e consciente reflexão com uma interrogação viva e consciente: Se o ex-presidente Lula não fosse absolvido, Flávio Dino teria feito essa articulação? Claro que não, até porque mesmo com a máquina ele poderia até conseguir sua eleição senatorial, mas não conseguiria reeleger Brandão, ou conseguiria esse feito ainda no primeiro turno? Senhores blogueiros, jornalistas e radialistas fingidos de desentendidos e equivocados, se Lula não fosse absolvido, nem Felipe Camarão teria ido para o PT, Felipe até poderia ter conseguido a eleição de deputado federal, mas por outra agremiação.
Se Lula não fosse absolvido, Zé Inácio teria conseguido a eleição de deputado estadual e Zé Carlos da Caixa também teria conseguido a sua eleição de deputado federal, com isso, a eleição no Maranhão iria para o segundo turno e Brandão não conseguiria levar de WEVERTON até porque quem definiu a eleição contra WEVERTON e Lahesio no primeiro turno, foi o ex-presidente Lula, pois os votos de WEVERTON são ligados ao campo progressista e uma outra, ou seja, a maioria do eleitorado mais humilde em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza que se confundiu achando que WEVERTON era contra Lula, definiu a eleição no primeiro turno a favor de Brandão. Com essa classe achando que WEVERTON era contra Lula, Lahesio Bonfim tomou a segunda posição, tendo como certo que os votos de Lahesio Bonfim, foram os espontâneos indignados Bolsonaristas que não votam em Dino e concentraram força em Lahesio.
Senhores blogueiros, jornalistas e radialistas fingidos de desentendidos e equivocados, pelo menos uma vez, usem a consciência de vocês, sejam serenos e imparciais pelo menos uma vez em suas reflexões que cercadas de consciência sem paixão política, sabem que quem decidiu a eleição no Maranhão a favor de Dino e Brandão, foi Lula que para complicar ainda mais a disputa, veio em um mega comício onde 96% de maranhenses que foram na Praça Maria Aragão, foram por Lula e não por Dino e Brandão, foi Lula o padrinho de Dino e de Brandão, estes últimos que aproveitaram a imagem e o discurso de Lula para fazer 100% a campanha em todos os cantos do estado explorando com milhares de cabos eleitorais contratados em ritmo de formiguinhas levando a mensagem nas ruas, pregando fake news afirmando que WEVERTON era contra Lula e explorando todos os meios de comunicação. Sejam serenos, todos vocês sabem que mesmo com o PT ter indicado o vice de Brandão, WEVERTON acreditou que Lula não viria ao Maranhão. Lula só veio ao Maranhão porque o peso do ex-presidente Sarney, Roseana e Flávio Dino, este último botando na cabeça de Lula que WEVERTON tinha votado em matérias que favoreceram o governo Bolsonaro e que por isso não estava no projeto nacional do PT, e mais Sarney com Roseana recomendando a vinda do Lula dizendo que a eleição presidencial seria decidida ainda no 1º turno, Lula se sentiu na obrigação de vir ao Maranhão. Então senhores blogueiros, jornalistas e radialistas fingidos de desentendidos e equivocados, quem venceu a eleição para o governo do Maranhão e para o senado da república, foi LULA.
E WEVERTON? É para está tranquilo e de cabeça erguida, WEVERTON entrou grande, saiu grande e muito mais fortalecido do jogo por ter enfrentado o abuso de poder econômico da máquina pública aos olhos da justiça eleitoral e mais o prestigio do ex-presidente Lula a favor do seu adversário. Porque WEVERTON saiu grande da disputa? Fora um milhão e milhares de humildes em situações de vulnerabilidade e extrema pobreza que confundiram WEVERTON contra LULA, ele encerrou o jogo com 20% do eleitorado maranhense. WEVERTON está vivo e oxigenado para as eleições municipais com o PDT e aliados se fortalecendo ainda mais rumo a 2024 para o embate em 2026 ser mais de brilho à democracia que se fortalecerá muito mais com as opções de escolha.
Viva a democracia, viva WEVERTON que está muito mais vivo e fortalecido para continuar lutando em defesa dos trabalhadores, das trabalhadoras, dos mais simples, dos mais humildes e de todo Maranhão.
SEBASTIÃO SANTOS
A Força das Comunidades